Holandesa

Nome da Raça
Holandesa
Porte
Médio
Peso
650 kg
Produtividade
Muito Alta
Introdução
Introdução
A raça é caracterizada por alta produção e facilidade de manejo, porém sua adaptação aos climas adversos não é de boa qualidade. São animais dóceis que representam parcela importante da produção leiteira.
Origem
Não se sabe muito sobre sua origem, mas acredita-se que sua domesticação ocorreu 2000 anos a. C. na Holanda setentrional e na Frisa (países baixos). Presume-se que tenha chegado ao Brasil em 1530, aproximadamente.
Nome original
Holstein Frisian
País de origem
Holanda
Características gerais
Pelagem
Malhados de preto e branco ou vermelho e branco. Extremidade da cauda: branca. Chifres: voltados para frente e extremidades escuras.
Aptidões
Bovinocultura de Leite
Aspectos reprodutivos
Podem ser cobertas a partir dos 16 meses de idade, pesando acima de 460kg. O primeiro parto ocorre entre 25 a 27 meses de idade. O intervalo entre partos é entre 15-17 meses. Os machos costumam nascer com 45kg e as fêmeas com 40kg. A raça é utilizada no cruzamento com Gir e Guzerá, formando o Girolando e o Guzolando, respectivamente, ambos visando produção de leite e rusticidade
Sanidade
São animais susceptíveis a ecto e endoparasitas e sofrem um pouco com o clima tropical do Brasil.
Necessitam de atenção no período de transição, pois sofrem alterações metabólicas que podem levar a cetose e hipocalcemia.
Comportamento e cuidados
Não Informado
Manejo
Nutricional
Requer boa pastagens, boa suplementação alimentar e manejo adequado. Por ter alta produtividade leiteira, exige suplementação adequada, principalmente no período de transição, para que possa atender a demanda do organismo.