Caso Clínico Problemas Gastrointestinais - Canino

Empresa

Hill's

Data de Publicação

15/03/2016

PDF

Produtos Relacionados

Indy foi levada ao veterinário com um histórico de diarreia intermitente há 3 meses. O proprietário relatou que as fezes eram muito volumosas, 3 a 5 vezes por semana, com aspecto amolecido e ocasionalmente com coloração alterada. O animal não apresentava tenesmo e sangue/muco não foram obervados nas fezes. Ela também não apresentava vômitos, mas o proprietário relatou que ela vinha perdendo peso, apesar do apetite voraz.

O veterinário fez o exame físico no animal, que apresentava uma pelagem seca e opaca, muito apático e magro (escore corporal 2/5). À palpação, ela não apresentou dor abdominal e presença de gases no intestino. Durante a consulta o animal defecou no consultório, e as fezes continham resíduos de nutrientes e um aspecto “gorduroso” (esteatorreia). Pelo histórico do animal e sintomas clínicos, o veterinário solicitou a realização de TLI (imunoreatividade para tripsina sérica) o que auxiliou a fechar o diagnóstico da Indy em Insuficiência Pancreática Exócrina. O tratamento instituído para corrigir o quadro foi a suplementação com enzima pancreática e manejo alimentar com Hill’s™ Prescription Diet™ i/d.

Hill’s™ Prescription Diet™ i/d foi recomendada pelo veterinário devido à sua alta digestibilidade e fácil assimilação dos nutrientes pelo trato gastrointestinal, pelos níveis elevados de potássio e vitamina do complexo B. O alimento também possui fibras mistas, que ao mesmo tempo que mantém a produção de ácidos graxos voláteis (nutrientes importantes para os enterócitos), modulam o tempo do trânsito intestinal, o que auxilia nos quadros de diarreia. Hill’s™ Prescription Diet™ i/d passou por provas de alimentação seguindo os protocolos da AAFCO, incluindo os filhotes, por isso pode ser usada por tempo indefinido independente da idade do animal.