Folheto Técnico: Nulli

Empresa

Ourofino

Data de Publicação

22/06/2016

PDF

Produtos Relacionados

Todos os mamíferos possuem estruturas nervosas que produzem consciência. O sofrimento dos animais é uma expressão dessa consciência, e a dor, uma experiência de todo o ser consciente.

Assim como em humanos, a dor nos animais corresponde a um complexo fenômeno fisiológico, sensorial e emocional. O componente emocional, que não é expressado pelos pacientes animais, é considerado único para cada indivíduo, ainda que perante um mesmo estímulo doloroso.

Comouma experiência sensorial individualizada, a dor não pode ser objetivamente medida. Podemos usar parâmetros com essa finalidade, porém estes serão limitados, talvez por nossas técnicas e tecnologia disponíveis, certamente por nosso precário entendimento sobre a complexidade que envolve cada manifestação de dor e, algumas vezes, por nossa inabilidade em acessá-la integralmente e tratá-la efetivamente.

Nós, como médicos-veterinários, devemos sempre nos preocupar sobre o quanto somos assertivos no diagnóstico e tratamento deste que é considerado o quinto sinal vital de nossos pacientes: a dor.

Mecanismo de Ação

Os opioides são considerados os mais antigos e potentes analgésicos utilizados na clínica e cirurgia, sendo altamente efi cazes para o alívio do desconforto e sofrimento associado a quadros de dor que acometem cães e gatos. Nulli é um analgésico opioide oral à base de Tramadol, indicado para utilização na clínica e cirurgia de cães e gatos. O Tramadol atua inibindo as vias de transmissão da dor por meio de dois mecanismos simultâneos.

Os efeitos antinociceptivos do Tramadol são devido a um duplo mecanismo de ação (opioide e não opioide) que engloba:
- Atuação em receptores opioides µ e k, com baixa afi nidade, exercendo um fraco efeito agonista;
- Efeitos em receptores de monoaminas pelo bloqueio na recaptação da norepinefrina e da serotonina, responsáveis pela inibição da transmissão da dor na medula espinhal.

Locais de Ação do Tramadol

Formulação

Nulli coloca você totalmente no controle da dor por suas características únicas como nova formulação à base de Tramadol para uso veterinário:
• Solução oral com tecnologia própria que atenua o sabor extremamente amargo característico do Tramadol.*
• Concentração do ativo adequada: de 2 a 4 mg de Tramadol/kg.
• Alto rendimento de tratamento: 10 mL de Nulli tratam 200 kg de peso na dose de 2 mg/kg.
• Dosagens de administração amigáveis: volumes equivalentes a 0,05 até 0,1 mL/kg são suficientes para o tratamento efetivo da dor com Nulli.

Dosagem fácil e segura

A dosagem de Nulli é feita de forma precisa por meio de uma exclusiva seringa dosadora que acompanha o produto

Analgesia preventiva

Eficácia de Nulli na prevenção da hiperalgesia pós-operatória (Terapia Antálgica) em cadelas submetidas a OSH: As médias dos valores dos escores de dor do grupo de cadelas que recebeu Nulli uma hora antes da cirurgia, na dose de 2 mg/kg, foram significantemente menores quando comparadas às médias do grupo tratado uma hora após o término da cirurgia. Eficácia de Nulli na Terapia Antálgica Pré e Pós-operatória de Cadelas submetidas a OSH*

Este estudo realizado com Nulli demonstra que a analgesia deve, sempre que possível, ser proporcionada antes do estímulo doloroso, já que esta prática promove controle mais efetivo da dor, maior conforto aos animais e uma consequente melhor recuperação cirúrgica.

Segurança no controle da dor

Estudos conduzidos com o Nulli demonstraram que o produto é seguro para cães e gatos após administração de até 4 vezes a dose mínima recomendada em bula. Neles não foram observadas alterações clínicas e laboratoriais nos animais tratados com o produto na dose de 8 mg/kg, a cada 8 horas, durante 10 dias.* *Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Campus Botucatu, 2014 - Referência Interna.

Nulli e Maxicam: protocolos de analgesia balanceada

Analgesia Balanceada ou Multimodal é a técnica de administração simultânea de duas ou mais classes farmacológicas ou aplicação de duas ou mais modalidades de tratamento para alcançar um ótimo controle da dor. Vários fármacos podem ser utilizados atuando em diferentes etapas da nocicepção, incluindo os opioides, sendo Nulli uma excelente opção para estes protocolos. A associação de Nulli (como opioide), opções da Linha Maxicam (como AINEs) e outros fármacos com finalidade analgésica promovem a abordagem terapêutica assertiva e efetiva para os diversos graus de dor dos seus pacientes.

Prescrição

Nulli deve ser administrado pela via oral, a cães e gatos, na dosagem de 0,05 a 0,1 mL para cada kg de peso corporal, o que corresponde respectivamente à dose de 2 a 4 mg/kg de Tramadol. Nulli apresenta-se acompanhado de uma seringa dosadora para proporcionar facilidade, comodidade e higiene em sua administração pelo proprietário.


Para a administração de Nulli siga o procedimento abaixo:
1 - Remova a tampa do frasco.
2 - Encaixe o bico da seringa dosadora na abertura localizada no centro do acoplador de seringa.
3 - Segure o frasco ajustando-o à palma da mão e vire-o de cabeça para baixo.
4 - Puxe lentamente o êmbolo da seringa dosadora para retirar a dosagem indicada, de acordo com o peso do animal e as recomendações do médico-veterinário.
5 - Após a administração do produto, lavar muito bem a seringa e guardá-la limpa e seca para a próxima administração.

Nulli está disponível em frasco de 10 mL com alto rendimento, tratando 200 kg de peso na dosagem de 2 mg/kg

Classificação da dor

Referências bibliográficas

Guidelines for recognition, assessment and treatment of pain. In: Journal of Small Animal Practice, WSAVA, 2014. MARTINS, T.L.; Controle da dor e cuidados paliativos em cães e gatos com câncer. É possível? Revista Clínica Veterinária, Ano XX, n. 115, p.76-91, 2015. MORANDI E.F.G., A importância da analgesia e controle da dor em pequenos animais. UNIGRAN, 2012. PADDLEFORD, R.R.; Analgesia e controle da dor. In: Manual de Anestesia em Pequenos Animais. PADDLEFORD, R.R., p.263-285, 2001. RANGEL O; TELLES C. Tratamento da dor oncológica em cuidados paliativos. In: Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto UERJ, Junho 2012. SALIBA R.; HUBER R.; PENTER J.D. Controle da dor em pequenos animais. In: Ciências Agrárias, Londrina, v. 32, suplemento 1, p. 1981-1988, 2011. VAZZANA, M., ANDREANI, T., FANGUEIRO, J., FAGGIO, C., SILVA, C., SANTINI, A., GARCIA, M.L., SILVA, A.M., SOUTO, E.B.. Tramadol hydrochloride: Pharmacokinetics, pharmacodynamics, adverse side effects, co-administration of drugs and new drug delivery systems. Biomedicine & Pharmacotherapy, v.70, p. 234–238, 2015.