Mensuração de lipídios da epiderme de cães atópicos antes e após reposição tópica de lipídios e ceramidas

Empresa

Virbac

Data de Publicação

22/12/2016

PDF

Produtos Relacionados

Este trabalho objetivou padronizar uma técnica digital de mensuração de lipídios da epiderme de cães normais utilizando-se colorações histoquímicas específicas e, por meio da coloração padronizada, mensurar a quantidade de lipídios epidérmicos de cães atópicos antes e após o tratamento com reposição tópica de lipídios, além de comparar a quantidade de lipídios da epiderme de cães atópicos com a de cães saudáveis.

Os animais com dermatite atópica foram tratados somente com repositor comercial de lipídios e ceramidas (Allerderm® Spot on – Virbac), conforme recomendações do fabricante, durante 30 dias, sendo a primeira aplicação no dia do atendimento e as três subsequentes em intervalos de 7 dias.

Os resultados mostraram que Sudan Red é a coloração que melhor permite a mensuração dos lipídios da barreira epidérmica.

Também mostraram que, quando comparada a camada lipídica da epiderme de cães saudáveis e cães atópicos, nota-se que estes possuem uma quantidade lipídica reduzida e, após o tratamento com reposição tópica de lipídios, os cães atópicos apresentam aumento significativo da quantidade de lipídios da barreira epidérmica, com melhora significativa dos sinais clínicos avaliados (melhora do prurido) e, quanto à comparação da escala CADESI-4, houve diferença estatisticamente significativa entre os dois momentos de avaliação (com média antes do tratamento em 77,33±6,52 pontos e de 17,28±5,08 pontos após tratamento).

A aplicação de um complexo lipídico tópico resulta em um aumento na produção de lipídios endógenos, pois uma vez absorvidos pelos corneócitos, os lipídios extrínsecos são utilizados para a produção e secreção de lipídios endógenos da epiderme (MAO-QIANG et al., 1995).

A reposição tópica de lipídios e ceramidas em cães com dermatite atópica conduz a um aumento significativo na quantidade lipídica epidérmica e diminui os sintomas clínicos e do prurido em cães com dermatite atópica.

Pele axilar, canino 13. Barreira lipídica cutânea marcada pelo Sudan Red antes do tratamento com repositor de ceramidas e lipídios. obj 10x. Bar 50μ.

Pele axilar, canino 13. Barreira lipídica cutânea marcada pelo Sudan Red após o tratamento com repositor de ceramidas e lipídios. obj 10x. Bar 50μ