Dermatopatias Alérgicas - Atopia

Empresa

Virbac

Data de Publicação

22/12/2016

PDF

A alergia é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno. O prurido está presente em vários grupos de dermatopatias, sendo as dermatites alérgicas as mais frequentes.

Entre as dermatites alérgicas mais comuns - Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas (DAPE), Hipersensibilidade Alimentar e Atopia - a incidência da atopia vem aumentando significativamente nos últimos anos.

A atopia é uma doença geneticamente programada em cães, onde os pacientes tornam-se sensibilizados a antígenos ambientais (ácaros de poeira doméstica, esporos de fungos, pólen de vegetais, poeira doméstica, escamas de animais e humanos, além de restos de insetos).

A pele do cão com dermatite atópica mostra alterações quantitativas e qualitativas na composição de lipídeos e apresenta maior perda transepidérmica de água, resultando em ressecamento e suscetibilidade aumentada a irritantes.A diminuição das ceramidas é a alteração básica na pele do paciente com dermatite atópica.A produção inadequada de ácidos graxos da pele aumenta a permeabilidade cutânea a antígenos e irritantes e favorece a proliferação fúngica e bacteriana (Figura 1).

Figura 1

O tratamento da dermatite atópica é multifatorial e consiste na combinação de varias ações incluindo reduzir a exposição antigênica, prevenir a estimulação do sistema imune (controle de parasitas), reforçar a barreira epidérmica, controlar infecções secundárias (S. pseudointermedius e M. pachydermatis), higienizar e hidratar a pele, reduzir a inflamação e modi car a resposta imunitária.

Allermyl® Glyco é um shampoo especialmente desenvolvido com ingredientes que ajudam a manter a integridade da barreira cutânea (Figura 2). Tem um alto poder de limpeza e difusão, que permite a eliminação imediata dos alérgenos presentes na superfície da pele.

Figura 2

Possui em sua formulação ceramidas, ácidos graxos e uma associação de açúcares (mono e polissacarídeos). As ceramidas e ácidos graxos restauram a integridade cutânea e mantêm a função de proteção da barreira epidérmica, evitando a perda transepidérmica de água e, consequentemente, evitando o ressecamento.

Hoje, sabemos que as células epiteliais estão recobertas de açúcares (carboidratos) que têm um papel crucial na aderência microbiana e nas reações inflamatórias.A associação de açúcares que faz parte da exclusiva tecnologia Glyco® promove ação antiaderente e imunomoduladora, impedindo a adesão de micro-organismos na pele e prevenindo as irritações, que são frequentes nos animais atópicos (Figura 3).

Figura 3

Quando os queratinócitos se ativam por motivos exógenos ou endógenos liberam citocinas (IL-1,TNFα),que iniciam a cascata inflamatória. As citocinas possuem um sítio de ligação para receptor específico e um sítio de ligação para carboidratos (CBD).O CBD reconhece carboidratos específicos e ativa a resposta imunitária. Os carboidratos exógenos (açúcares) do Allermyl® Glyco impedem essa ligação no CBD, modi cando a resposta imunitária e reduzindo a secreção de TNFα nos queratinócitos caninos,o que reduz a reação inflamatória (Figura 4).

Figura 4