Eficácia da terapia pró ativa de manutenção a longo prazo da Dermatite Atópica Canina com spray de Aceponato de Hidrocortisona a 0,0584%
Produtos Relacionados
A manutenção, a longo prazo, da remissão dos sintomas da Dermatite Atópica Canina (DAC) pode ser difícil de se alcançar. Recidivas do prurido e da foliculite são comuns nos animais alérgicos
O aceponato de hidrocortisona é um esteróide potente, com uma baixa taxa de absorção percutânea e, consequentemente, um baixo potencial de toxicidade sistêmica. O spray de aceponato de hidrocortisona a 0,0584% (HCA) (Cortavance®,Virbac Saúde Animal) já demonstrou em estudos anteriores ser altamente eficaz e bem tolerado na Dermatite Atópica Canina (DAC) por mais de 84 dias, e é recomendado para a administração de crises agudas e crônicas de DA. Porém, esses estudos não avaliaram a eficácia a longo prazo do HCA na manutenção da remissão, prevenindo os sinais da DA.
OBJETIVOS:
Avaliar a eficácia de um tratamento pró ativo com um spray de aceponato de hidrocortisona a 0,0584% (HCA) na prevenção de crises da DAC, reduzindo o risco de falhas.
MATERIAS E MÉTODOS:
Foram utilizados 41 cães com Dermatite Atópica (n=41). Este estudo piloto foi conduzido como um estudo randomizado, controlado por placebo e duplo cego, e foi dividido em 2 fases:
FASE 1 (ESTABILIZAÇÃO): os cães foram tratados uma vez por dia, por 7 dias, de acordo com as recomendações do fabricante, para a remissão da DA.
FASE 2 (AVALIAÇÃO): após remissão, foram então distribuídos aleatoriamente para receber spray de HCA (n = 21) ou spray placebo (n = 20) por dois dias consecutivos em cada semana (por exemplo, sábado e domingo) nos locais previamente afetados.
Todos os cães estavam com controle de pulgas apropriado. Não foram permitidos agentes anti-in amatórios ou antimicrobianos tópicos ou sistêmicos.
RESULTADOS:
No dia 0, todos os cães estavam em remissão ou apresentavam DA leve com base no Cadesi-03. O tempo de recidiva foi significativamente maior no grupo Cor tavance® (mediana 115 dias; variação de 31-260 dias) em comparação com o grupo placebo (mediana 33 dias; variação de 15-61 dias) (P < 0,0001).
O risco de desenvolvimento da crise sob terapia pró ativa de Cortavance® foi 3,5 vezes menor do que sob terapia de placebo.
Nenhum evento adverso foi atribuído ao spray de HCA. O estudo acompanhou cães por, no máximo, 12 meses.
CONCLUSÕES E IMPORTÂNCIA CLÍNICA:
Estes resultados indicam que a terapia a longo prazo pró ativa da DAC com Cortavance® administrado por dois dias consecutivos por semana é eficaz e bem tolerada, reduzindo o risco de falha. A manutenção da remissão deve melhorar a qualidade de vida para cães com DA e seus proprietários.