Hypoallergenic – Resultados Clinicamente Comprovados
Empresa
Royal CaninData de Publicação
03/11/2017
Produtos Relacionados
Estudo 1: Hypoallergenic Small Dog
Estudo clínico conduzido com 7 cães de pequeno porte foi realizado por um Médico-Veterinário pesquisador com especial interesse em dermatologia na França.
PROTOCOLO
Seleção dos animais
Critérios de Inclusão
- • Cães adultos de pequeno porte com Reação Adversa a Alimentos diagnosticada ou suspeita, de acordo com seu histórico e sinais clínicos. Dermatite com escore de prurido ≥ 2 e escore de CADESI©* ≥ 50, +/− manifestações digestivas.
- • Nenhum tratamento dermatológico foi autorizado durante o ensaio, exceto antibióticos ou agentes antifúngicos durante os sete primeiros dias de inclusão e tratamentos tópicos sem medicações antibióticas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
- • Diagnóstico de doença concomitante durante o estudo.
- • Violação grave do protocolo.
- • Todos os animais foram alimentados exclusivamente com a dieta-teste (Hypoallergenic Small Dog) durante as primeiras 4 semanas para o teste de eliminação alimentar.
- • Uma melhora em todos os cães foi rapidamente observada — motivo pelo qual o desafio alimentar provocativo foi realizado após 4 semanas (ou seja, os animais voltaram a se alimentar com a dieta anterior), fazendo com que as manifestações clínicas reaparecessem com rapidez.
- • Em seguida, os cães foram submetidos à dieta-teste novamente.
- • Realização de 5 visitas ao médico-veterinário (V0, V1, V0bis, V1bis e V2bis): momento para consultas clínicas realizadas pelo médico-veterinário e avaliações feitas pelo tutor.
- Em cada visita/consulta (V0 a V2bis), o médico-veterinário era convidado a realizar um exame clínico completo e um exame dermatológico específico, registrando os dados no formulário de relatório do caso.
- O exame dermatológico incluiu a avaliação do escore CADESI© & Global Skin Score (Escore Cutâneo Global), ambos os métodos com “padrão ouro” de excelência para avaliar as manifestações clínicas relacionadas à pele: lesões e prurido
- Em cada visita/consulta, o tutor era convidado a realizar uma avaliação da condição da pele e do grau de prurido (coceira), avaliação de palatabilidade e digestibilidade, bem como a satisfação geral (global).
- RESULTADOS
- • 100% dos cães demonstraram uma melhora significativa da condição da pele.
- • Desafio provocativo: quando os cães foram submetidos à sua dieta prévia novamente, observou-se uma exacerbação aguda das manifestações clínicas relacionadas à pele.
- • 62,5% dos cães não apresentaram manifestação alguma ao término do ensaio.
- 100% notaram uma melhora no escore do prurido com o uso do alimento Hypoallergenic Small Dogs.
- 100% pretendem continuar com do alimento Hypoallergenic Small Dogs.
- Nível de satisfação global: 4,7/5.
- • Escore CADESI©*: ≥ 50
- • Escore de prurido: de moderado a grave (entre 2 e 4)
- • Escore CADESI©*: ≈ 5
- • Escore de prurido: de inexistente a leve (< 1)
- • Escore CADESI*: 4,2
- • Escore de prurido: de inexistente a leve (< 1)
Critérios de retirada do estudo
Delineamento e dados do estudo

Avaliação durante as visitas
Avaliação dos Médicos Veterinários Pesquisadores:
Avaliação dos tutores dos Cães:
Todos os dados foram analisados estatisticamente.

Opinião dos proprietários dos cães sobre as dietas hipoalergênicas
Relato de caso
Chouquette
Yorkshire Terrier, fêmea, 1,9 anos (França)
Reação Adversa ao Alimento
Os sintomas estiveram presentes por vários meses: Prurido e eritema da pele, otite, queilite angular, fezes moles.
Com o alimento Hypoallergenic Small Dog: Melhora significativa das condições da pele e da consistência das fezes.
Sintomas reapareceram rapidamente após a mudança de alimentação (˂7 dias).

Estudo 2: Hypoallergenic Small Dog e Hypoallergenic Wet
Estudo clínico conduzido com 13 cães diagnosticados com alergia alimentar no qual os animais foram avaliados clinicamente por seu Médico-Veterinário, e foram classificados segundo o escore de CADESI©* e escore de prurido.
Resultados do grupo antes do início do estudo
A alergia alimentar foi estabilizada após 12 semanas de uso do produto HYPOALLERGENIC (versão seca), e todos os animais apresentaram os seguintes escores:
Após estas 12 semanas, os animais passaram a consumir o alimento seco e o alimento úmido – atendendo suas necessidades energéticas e nutricionais – por 4 semanas. Após este período, uma nova avaliação clínica foi realizada, e os escores foram novamente determinados, conforme resultados abaixo:
Ao avaliar tanto o escore CADESI© quanto o escore de prurido, percebe-se que não há diferença entre o uso apenas do alimento HYPOALLERGENIC na versão seca e a alimentação do tipo “mix feeding” (seca + úmida) para o controle clínico da alergia alimentar.

Alimentos HYPOALLERGENIC ROYAL CANIN®
100% composto por fonte proteínas hidrolisada com peso molecular com menos de 10kDa.