Reposição Energética para os Cães
Empresa
Mundo AnimalData de Publicação
28/09/2018
Produtos Relacionados
Devemos utilizar eletrolítico para cães e gatos em qualquer fase da vida que necessitem da reposição de eletrólitos, seja ela durante ou após os exercícios físicos ou para manutenção de uma adequada hidratação, alterada em uma diarreia por exemplo.
O sódio (Na+ ), o potássio (K+ ) e o cloro (Cl- ) são íons fundamentais na manutenção da pressão osmótica e equilíbrio ácido-base dos líquidos corporais. O K+ é o principal cátion do fluído intracelular, enquanto que o Na+ e o Cl- são os principais íons do fluído extracelular.
A osmorregulação é conseguida pela homeostasia destes íons intra e extra celular. Em condições ótimas, os conteúdos de água e eletrólitos são mantidos dentro de limites estreitos. Mas a perda de eletrólitos (Na+ ou K+ ), sem alteração no conteúdo de água do corpo, reduz a osmolalidade destes fluídos.
O K+ está envolvido em muitos processos metabólicos, incluindo o antagonismo arginina-lisina, condução nervosa, excitação, contração muscular, síntese de proteínas teciduais, manutenção da homeostasia intracelular, reações enzimáticas, balanço osmótico e equilíbrio ácido-base. Consequentemente, mudanças na homeostase de K+ podem afetar as funções celulares.
A deficiência de outros íons como cálcio e magnésio, contribuem para a falta de condicionamento físico, gerando fadiga decorrente a prática desportiva, pois auxiliam para o surgimento de problemas neuromotores, como a câimbra por exemplo.
Vitamina C e glicose são associados a suplementação de eletrólitos para fornecer energia. A glicose pode ser estocada no organismo na forma de glicogênio (hepático – reserva geral, muscular – reserva local), constituindo-se em importante reserva de energia das células para o processo de glicólise. A glicose age em todos os tecidos na regeneração de ATP, doando energia para a regeneração do ADP.
Dra. Jéssica Moreira
Médica Veterinária
CRMV-SP 35.614