Avaliação do efeito refrescante no hálito de cães após a administração de tiras mastigáveis VeggieDent® FR3SH

Empresa

Virbac

Data de Publicação

16/02/2020

PDF

Produtos Relacionados

Introdução

O mau hálito é um problema comum observado pelos tutores de cães1 e sua etiologia baseia-se no metabolismo microbiano com comprometimento dos tecidos orais ou substâncias proteicas dos alimentos.2

Este estudo mensurou a percepção dos tutores na redução da halitose de seus cães, após a administração do VeggieDent® FR3SH.

Metodologia

Foram utilizados 39 cães adultos saudáveis, porém com halitose, segundo avaliação dos próprios tutores. Todos foram avaliados por 3 semanas e entre estes, alguns já utilizavam produtos de saúde oral e outros não. 

O período entre a semana 0 e a semana 1 foi considerado um período de retirada, onde nenhum produto de saúde oral foi administrado. Nas semanas 1 e 2, os cães receberam uma tira mastigável diária, de acordo com o peso corporal.

As avaliações da halitose foram realizadas diariamente na semana 0 a 1 para estabelecer o parâmetro basal e, posteriormente, nas semanas 1 e 2 (D0 a D14 nos gráficos) a avaliação ocorreu momentos antes e 12 horas após a administração do VeggieDent® FR3SH

Os parâmetros utilizados foram em uma escala de 0 a 5 e os resultados podem ser observados nos gráficos 1 e 2:

Ao final da administração de 2 semanas (D0 a D14) os tutores descreveram a evolução da halitose (grande melhora, melhora, sem alterações, piora e grande piora), cujos resultados podem ser observados no gráfico 3, e avaliaram a eficácia da mastigação, aceitabilidade do cão e sua satisfação, dando uma nota de 0 (ruim) a 10 (muito bom). 

Resultados

Entre os 39 cães participantes do estudo, o VeggieDent® FR3SH demonstrou excelentes resultados a curto e longo prazo: 

Houve uma melhora significativa na halitose que foi percebida desde o D1 (- 0,79 pontos após 12h – Gráfico 1) e a melhora foi mantida 24h após a ingestão. Após 2 semanas de uso diário, a halitose permanece reduzindo significativamente.

Ao final do estudo, a halitose foi classificada como “grande melhora” e “melhora” por 90% dos tutores e a aceitabilidade dos cães foi de 92,8%.

O produto alcançou um alto grau de satisfação e 87% dos tutores recomendariam o VeggieDent® FR3SH!

Conclusão

Este estudo demonstrou uma melhora da halitose dos cães desde a primeira ingestão de VeggieDent® FR3SH, persistindo o hálito fresco por 24h e evoluindo após duas semanas de administração diária.

Referências bibliográficas:

1. Papadimitriou A. Orai Oral. In: Proceedings of the 20th European Congress of the Veterinary Dentistry, Chalkidiki 2011. 2011. p. 113–4.

2. Eubanks DL. Canine Oral Malodor. J Am Anim Hosp Assoc. 2006; 42:77–9.

3. Chala V, Chaix G, Espuna G. Evaluation of breath freshening effect in dogs following chew administration: an open field trial. Accepted by Voorsjaardagen congress, The Hague, NL, April 2018.