NUTRISANA EQUIMOL

Empresa

Mundo Animal

Data de Publicação

17/07/2020

NUTRISANA EQUIMOL  

Toda estrutura celular de um ser vivo é composta por uma combinação de nutrientes, tanto em relação a quantidade quanto tipo. Cada espécie, por sua vez, possui uma combinação exata de aminoácidos para formação de suas próprias proteínas.

           É importante lembrar que o organismo animal não possui reservas de proteínas, como possui de glicose e lipídeo, por esse motivo, a metabolização e aproveitamento são realizadas durante o processo de digestão. Uma parte dela ingerida é convertida para produção de proteína, e outra parte direcionada para o ciclo de Krebs, sendo transformada em energia gerando produção de amônia.

Em determinadas situações e patologias o fornecimento de proteína torna-se limitado, pois essa produção de amônia gerada pelo metabolismo da oxidação proteica gera uma grande sobrecarga renal e hepática, muitas vezes contribuindo para a piora do quadro clínico do paciente.

Há algum tempo, a fórmula do formato da proteína dos cães foi desvendada, fazendo-se possível a suplementação para pacientes com tais necessidades. O conceito da fórmula equimolar é fornecer à espécie a proteína na razão molar, ou seja, o perfil aminoacídico característico daquele organismo, a proteína ideal. Desta forma, o perfil desses aminoácidos será melhor aproveitado e utilizado para a produção de tecidos, produção de massa magra, estrutura celular, ao invés de serem queimados para produção de energia.

Essa via de metabolização não irá produzir compostos nitrogenados, muito menos causar sobrecarga renal e hepática. Contudo, irá fornecer suporte para pacientes que se encontrem em processo de sarcopenia (perda de massa muscular) ou caquexia, revertendo o quadro. Muito importante esse suporte em pacientes que apresentem patologias como, nefropatias, cardiopatias, portadores de shunt porta sistêmico, pacientes geriátricos, em reabilitação, desnutridos e ou convalescentes, em recuperação de cirurgias, ou com atrofias musculares.